domingo, 30 de janeiro de 2011

SER INVISUAL

Na nossa escolinha recebemos um senhor que é cego e suas colegas de trabalho. O senhor que é cego Chama-se  Leonardo Silva e é professor do ensino especial  na escola EB 2,3 Frei Caetano Brandão Maximinos em Braga. Veio conversar com os meninos para lhes explicar como é que os cegos,  conseguem ultrapassar muitos obstáculos, vivendo a vida com naturalidade. Mostrou alguns aparelhos que costunam usar no seu dia à dia. Mas o mais importante é que descobrimos que os cegos  têm uma escrita especial que lhes permite ler e escrever. O Braille é um sistema de leitura com o tato para cegos inventado pelo francês Louis Braille quando ele mesmo ficou cego.
 Os meninos reúnidos
 O Professor Leonardo mostrando o seu relógio
 Explicou como utiliza o telemóvel. Este tem sistema alta voz.
 Este aparelho ajuda a descobrir a diferença entre as notas, podendo reconhecer 5€, 10€, etc.
 Esta máquina serve para escrever em Braille.
 O professor Leonardo mostrou aos meninos como se deve usar a bengala.
A senhora Regina Peixoto, que é técnica de Braille informou os meninos da existência de 12 meninos cegos no seu agrupamento. Por isso nós brincamos ao faz de conta e descobrimos que não é nada fácil nos deslocarmos sendo cego.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

TEM CALMA BÓRIS!

Estas 3 meninas chamam-se Sofia Almeida, Claudia Capitão e Ana Caldas. São estudantes em Educação Básica na Universidade do Minho. Vieram à nossa escolinha contar uma história muito engraçada.
 É uma história com um fantoche chamado Bóris, cor de laranja e muito fofo. Na verdade era um  monstrinho muito simpático
Aqui estamos nós deliciados com a história, ouvindo as peripécias do monstrinho Bóris.

CANTAR AS JANEIRAS

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O meu Natal é écológico


No âmbito dos Programas de Educação  Ambiental, a Esposende Ambiente, em colaboração com a Casa da Juventude,  promoveu mais uma edição da iniciativa “O meu Natal é Ecológico”.
O Jardim de infância, como em anos anteriores, aderiu a esta actividade que  tem como objectivos  promover a preservação da natureza e fomentar a adopção de hábitos ecologicamente sustentáveis.
Os trabalhos realizados pelas instituições que aderiram podia  ser adquiridos a partir do dia 15 de Dezembro, por um preço simbólico, que cujas receitas reverteu para a ALAAR - Associação Limiana dos Amigos dos Animais de Rua.

Semana da Floresta Autóctone, iniciativa de Esposende Ambiente, realizada a 18/ 11/2010


segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

FELIZ 2011

Os meninos, as educadoras e as assistentes operacionais desejam a todos um início de um novo ano repleto de alegria, saúde e amor.
O nosso bloguinho esteve interrompido provisóriamente, mas voltará brevemente a publicar.